agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE

    Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

    Caspa: 5 dicas para combatê-la

    27/04/2017 | Calvície, Queda de cabelo, saúde

    Saiba mais sobre as causas e os tratamentos da disfunção

    Embora a caspa seja uma condição bastante comum, pois afeta metade da população, ainda causa certo desconforto ao se manifestar, já que seus flocos brancos ficam visíveis quando caem sobre os ombros. Na tentativa de eliminá-la, algumas pessoas aplicam erroneamente receitas caseiras no couro cabeludo, o que acaba por prejudicar ou acentuar a inflamação. O ideal, no entanto, é que ocorra um tratamento para caspa adequado com acompanhamento profissional, assim, são evitadas ao máximo contraindicações.

    Para saber qual é o tratamento certo, é importante entender primeiro o que é a caspa e quais são suas possíveis causas. De maneira geral, é uma descamação excessiva do couro cabeludo, isto é, mesmo que a renovação celular na área seja comum, alguns fatores podem aumentar a produção de células novas e, por consequência, ampliar o acúmulo de pele morta – que, em grande quantidade, forma os flocos da caspa.

    Essa condição ocorre devido ao enfraquecimento da camada protetora no couro cabeludo, que pode ser causado por agentes externos, como produtos químicos; internos, como má alimentação e estresse; ou pela decomposição do óleo natural do cabelo por um fungo chamado malassezia, que, ao alimentar-se de sebo, desenvolve irritação e coceira excessiva em algumas pessoas. Tantas origens requerem tratamentos direcionados, então, confira abaixo algumas dicas de como acabar com a caspa.

    Diagnóstico

    Antes de tudo, é preciso ter certeza de que se trata de uma hiperdescamação do couro cabeludo, ou seja, apenas um médico pode oferecer um diagnóstico preciso. Existem outros casos, como a psoríase, que podem facilmente ser confundidos com casos mais graves de caspa. Além disso, sem o acompanhamento do profissional, é possível que a automedicação agrave a situação.

    Alimentação

    É inegável que a alimentação ajuda a ter um corpo mais saudável e evita a ocorrência de muitas patologias, e com o couro cabeludo não é diferente: refeições equilibradas podem ajudar consideravelmente a prevenir e até combater as temidas caspas. Portanto, aposte em alimentos ricos em zinco e vitaminas do complexo B, como carnes, peixes e cereais.

    Shampoo

    Talvez a opção mais utilizada, os shampoo influenciam muito no tratamento capilar não apenas contra o enfraquecimento e a queda de cabelo, mas principalmente contra a caspa. Para isso, procure comprar aqueles que contenham o princípio ativo piritionato de zinco, pois ele é responsável por combater o fungo malassezia e, assim, interromper a inflamação.

    Rotina de cuidados

    Além do shampoo, os cuidados com o couro cabeludo devem ser repensados com o propósito de restaurar a camada de proteção já enfraquecida. Evite, portanto, dormir com os fios úmidos, diminua o uso de bonés e chapéus e, caso necessite secar os cabelos, faça-o com temperaturas um pouco mais baixas do que o normal.

    Remédio

    Uma das soluções mais assertivas, o remédio para caspa deve ser receitado por um profissional adequado, já que só ele pode indicar qual é o medicamento ideal, além da dosagem e da frequência. Os mais comuns são os antifúngicos, pois combatem o fungo malassezia, mas são válidos também os anti-inflamatórios corticoides.


    
    Open chat
    Chame no Whatsapp
    Olá!
    Como posso te ajudar ?