agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE

    Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

    Queda de cabelo masculino é mais frequente?

    11/07/2017 | Calvície, Queda de cabelo

    Disfunção que afeta grande parte da população, a queda de cabelo masculina incomoda bastante e prejudica a autoestima de quem a possui, mesmo em níveis menos avançados – como as “entradas” –, pois o cabelo é um dos fatores que mais influenciam na auto-confiança por fazerem parte da moldura do rosto de cada um.

    Geralmente, ele dá os primeiros sinais a partir dos 20 anos de idade, podendo também manifestar-se após os 45 anos. De todo modo, é necessário compreender primeiramente seu surgimento e entender quais são as causas de queda de cabelo, sempre com avaliação profissional para definir um remédio para calvície masculina ou calvície feminina, visto que cada uma tem suas particularidades, sendo que a primeira é bem mais recorrente e a segunda, mais rara.

    Queda de cabelo masculina: por que é mais comum?

    Para compreender melhor o porquê dos homens sofrerem mais com essa disfunção, é preciso entender como funciona o ciclo de vida dos cabelos e como os hormônios ajudam no crescimento capilar. A primeira etapa deste ciclo é o momento em que os fios crescem, a chamada fase anágena, e pode durar cerca de quatro anos; logo após, surge a fase catágena, período transitório em que o fio “morre” e, já na fase telógena, é empurrado por um novo fio no folículo capilar.

    Os fios de cabelos no couro cabeludo são organizados dentro destes folículos, que são compostos das seguintes partes: músculo piloeretor, glândulas sebáceas e de 1 a 6 fios. No entanto, os folículos não são iguais em todo o couro cabeludo: na parte superior da cabeça, em que ocorre a calvície, os folículos pilosos possuem um receptor de hormônio chamado DHT (di-hidrotestosterona) , enquanto que os folículos pilosos do lado e atrás da cabeça não possuem receptores de DHT nos folículos. A calvície ocorre devido a uma alteração genética desses receptores, que por sua vez, localizam-se apenas na parte superior da cabeça.

    A calvície é mais comum no homens, pois a herança genética no sexo masculino é dominante , enquanto no sexo feminino é recessiva. Além disso, a quantidade de testosterona em homens é bem maior que em mulheres. Vale ressaltar, no entanto, que a queda de cabelo feminina pode ocorrer devido a outras condições, como gravidez, falta de vitaminas e até menopausa, mas é bem menos comum do que a calvície masculina.

    Queda de cabelo masculina: como acabar?

    Existem diversas linhas de tratamento para queda de cabelo masculina, mas, em primeiro lugar, é necessária uma consulta médica para avaliar a causa de tal disfunção. Uma vez definida a origem, o profissional poderá recomendar remédios para tratamento capilar para aumentar a vascularização das regiões que sofrem com queda ou para evitar que o organismo produza o DHT, ou até implante, em que são retirados folículos de uma região doadora para recolocá-los nas áreas afetadas. Nesse caso, apenas o cirurgião pode definir qual é o melhor método: FUT, com cicatriz linear, ou FUE, menos invasivo e que não deixa cicatriz aparente; o mais importante é entender que sua autoestima pode voltar, mas é preciso contar com um especialista.


    
    Open chat
    Chame no Whatsapp
    Olá!
    Como posso te ajudar ?