Queda de cabelos pode indicar diversos problemas de saúde

11/09/2014 | Queda de cabelo

Queda Capilar

A queda de cabelos não é considerada uma doença por si só, mas ela é um dos maiores inimigos de homens e mulheres que sofrem com a calvície. A calvície masculina, e até mesmo a feminina, é um grande temor entre pessoas de todas as idades. Muitas vezes associada a herança genética, em alguns casos ela pode ser provocada por doenças – algumas particularmente mais graves. Por isso é muito importante procurar um médico para saber qual é a causa da sua queda de cabelos. Entre as diversas possíveis causas, conheça quatro entre as mais frequentes.

Lúpus

A doença conhecida como lúpus tem recebido maior destaque na última década, mas alguns de seus efeitos ainda são desconhecidos. Por se tratar de uma doença autoimune, o organismo é atacado pelos próprios anticorpos, causando um processo inflamatório que atinge a pele. Assim, o lúpus atinge também o couro cabeludo e promove a desnutrição dos folículos, causando o enfraquecimento e queda dos cabelos. Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada com um tratamento normalmente baseado no uso de imunossupressores. Com o lúpus controlado, o cabelo volta a crescer – desde que a perda não tenha sido muito grande.

Problemas renais

A queda de cabelos além do normal pode ser também um indício de que a saúde dos rins não anda bem. Doenças como as glomerulonefrites (inflamações nas unidades funcionais dos rins), provocam alterações no sangue – mais especificamente na quantidade de proteínas. Com um número reduzido, as unhas e os cabelos logo são afetados, ficando quebradiços e caindo facilmente. Para conseguir um diagnóstico preciso, é muito simples, bastando um exame de urina que verifique a quantidade de proteína expelida.

Tireoide

A tireoide está localizada na região do pescoço e é responsável pela produção de hormônios muito importantes para o organismo, como o T3 e o T4, que auxiliam na disposição, manutenção do peso e no funcionamento ideal dos órgãos vitais. Quando há alguma disfunção nessa glândula, como o hipotireiodismo (funcionamento mais lento), as taxas de hormônio ficam desreguladas, interferindo na maneira do corpo funcionar. Deste modo, o cabelo também é comprometido, tanto em sua qualidade quanto em quantidade.

Estresse

A calvície também pode estar ligada a altos níveis de estresse e outros fatores emocionais. No caso do estresse, ou alopecia traumática, é frequente que aconteça a queda de cabelos em regiões mais isoladas da cabeça, deixando as falhas em tamanhos diferentes. Além da queda, é comum que apareça também a dermatite seborreica e a caspa, provocadas pelo aumento da produção de óleo das glândulas sebáceas.