AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !
Avaliação Online Transplante FUE
FALE COM O DR. FABRÍCIO

Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

Implante Capilar

Diversos motivos podem levar as pessoas a perder cabelo, sendo que em situações irreversíveis, como é o caso da calvície, o implante capilar pode ser a solução. Esse procedimento surgiu 1883 no Japão, quando o dermatologista Dr. Ozuda desenvolveu um método para ajudar os feridos da guerra.

Apesar de a ideia já ser avançada para a época, os resultados ainda eram pouco naturais, se comparados aos atuais. Em 1996, foi descoberto o detalhe que faltava para a completa profissionalização do implante capilar: a unidade folicular.

A partir disso, os cirurgiões puderam começar a implantar unidades foliculares, garantindo assim, um resultado bastante natural.

Implante capilar – As Técnicas Aplicadas

Existem duas técnicas bastante utilizadas para fazer implante capilar. Pela FUT (Follicular Unit Transplantation), uma faixa do couro cabeludo é retirada e separada em folículos para serem aplicados. Essa técnica resulta em uma pequena cicatriz linear e imperceptível.

Outro método utilizado para fazer o implante capilar é o FUE (Follicular Unit Extraction), que extrai os fios individualmente por meio de um punch, um tipo de bisturi. A cicatriz desse procedimento é puntiforme. Por ser mais detalhista, cada sessão só pode implantar 3.000 fios por dia.

Quando aparecem os resultados do implante capilar?

Depois da cirurgia é comum que os fios caiam e voltem a crescer em alguns meses. No sexto mês consecutivo ao implante, o paciente já apresenta cerca de 50% do resultado final, sendo que o definitivo aparece em um ano. Como os fios não possuem os genes da calvície, uma vez crescido, o cabelo não cai novamente.

Transplante Capilar

Os homens procuram mais o transplante capilar que as mulheres, pois são os mais afetados pela calvície masculina. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que metade dos homens pode perder pelo menos parte dos fios até os 50 anos de idade.

Essa calvície é causada por herança genética, sendo que nos indivíduos predispostos a enzima 5-alfa-redutase reage com a testosterona e resulta em diidrotestosterona (DHT), responsável pelo afinamento dos fios e a consequente queda. Nesse caso, o transplante capilar pode ser uma ótima solução tanto para homens quanto para mulheres, que querem ter de volta os fios e a autoestima.

Qual a diferença entre Implante e Transplante Capilar?

O transplante capilar é feito com cabelos artificiais, enquanto o implante utiliza os fios do próprio paciente de uma região que não é afetada pela calvície, que é a parte lateral inferior do couro cabeludo. Como no transplante, há maior risco de o corpo rejeitar o material, no Brasil são realizados apenas implantes capilares.

Os interessados no procedimento e pacientes ainda conhecem o implante por transplante, razão pela qual, a clínica do Dr. Fabrício trata os procedimentos como se fossem iguais. Na prática, nossa equipe realiza apenas o implante com as técnicas já citadas, pois os resultados são melhores e mais naturais.

Como é a recuperação após a cirurgia

Logo após a cirurgia, o paciente costuma ficar internado entre 4 e 6 horas e, por isso, os maiores cuidados devem ser tomados em casa. A lavagem dos fios é feita um ou dois dias depois, segundo orientação médica. Nas primeiras noites, também é importante dormir com dois travesseiros, para que a cabeça fique mais elevada e diminua o inchaço.

Além disso, fazer compressas com água gelada e tomar a medicação indicada ajudam a devolver a aparência natural da região. Todos os detalhes pertinentes ao couro cabeludo são transmitidos pelo cirurgião responsável, que analisa a situação de cada paciente.

 

 

Ficou com dúvidas sobre Implante Capilar? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro: