AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !
Avaliação Online Transplante FUE
FALE COM O DR. FABRÍCIO

Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

Calvície Masculina

Progressão da Calvície Masculina

Mesmo entre os homens menos vaidosos, não existem muitas outras coisas que podem afetar mais a autoestima do que o cabelo – ou a queda dele. Essa disfunção, também conhecida como alopecia androgenética, ao contrário do senso comum, pode dar seus primeiros sinais em idades variadas e possui diferentes graus de manifestação, desde a diminuição da espessura dos fios até a queda total dos cabelos.

Na grande maioria dos casos, a calvície masculina, que ocorre por conta da genética do homem, provoca a queda capilar progressiva e pode chegar a até 95% da área da cabeça após os 80 anos. No entanto, existem casos em que se manifesta de forma precoce, em homens com cerca de 20 anos. Como o cabelo faz parte da beleza da face e transparece a personalidade da pessoa, é possível que também provoque nesses jovens vários problemas psico-sociais; por tal razão, o tratamento para calvície masculina deve ser feito com um especialista, que conhece quais métodos são mais adequados e, assim, garante a eficácia deles.

Tratamento para calvície masculina: como é o processo de queda?

A melhor forma de entender as causas da queda de cabelo, o que é calvície e, por consequência, os tratamentos para alopecia androgenética é conhecer o processo capilar, dividido em três fases. Na primeira etapa, chamada anágena, ocorre o crescimento dos fios, que dura de três a cinco anos; logo após ocorre um período de transição, conhecido por catágeno, em que os fios morrem, mas permanecem unidos ao folículo capilar; por fim, na fase telógena, novos fios nascem e empurram os já “mortos” anteriormente.

Ciclo de Vida do Cabelo na Calvície masculina

O que causa a queda de cabelo é uma variação nessas fases, ou seja, além dos fios não crescerem de maneira apropriada na fase anágena, a etapa telógena aumenta; como resultado, os fios tornam-se incapazes de atingir a superfície da pele por não conseguirem se desenvolver da melhor forma. Outro fator muito importante é o papel da testosterona neste processo, principalmente na fase telógena, pois cada folículo possui uma carga genética diferente e, em certas áreas da cabeça, estas bolsas capilares carregam também uma enzima, a 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona em DHT (di-hidrotestosterona).

Calvície Masculina: miniaturização

A influência do DHT no couro cabeludo pode variar de acordo com a genética dos folículos: pode causar apenas a diminuição da espessura dos fios, a queda excessiva de cabelo nas chamadas entradas, regiões próximas à testa, e, em casos mais graves, até a morte celular dos folículos de toda a cabeça, causando perda total dos fios. É válido ressaltar que, para saber se a sua alopecia tem cura ou qual o melhor remédio para queda de cabelo, é fundamental procurar um profissional de saúde.

Tratamento Calvície Masculina: como é feito?

Após consultar um médico, ele será capaz de fazer um diagnóstico completo e verificar se o seu caso trata-se de alopecia androgenética, visto que as causas da queda de cabelo podem não ser apenas genéticas – é possível também que sejam psicológicas ou químicas – e, por tal motivo, esses tratamentos para alopecia areata (como é conhecida a queda capilar por outras razões) são diferentes.

De início, independentemente da gravidade do quadro, a cura para calvície encontra-se no tratamento clínico, ou seja, é receitado um medicamento para queda de cabelo que tanto pode inibir a produção de DHT, como a finasterida, quanto pode estimular o crescimento de cabelo saudável, como o minoxidil. O recomendado é que este método se mantenha por alguns meses para verificar se obteve resultado.

Para casos mais sérios, em que os remédios para calvície não surtiram nenhum efeito, passa-se para a possibilidade de procedimento cirúrgico. Existem dois diferentes caminhos para realizar a operação: implante capilar, em que são enxertados fios semissintéticos de Biofibra nas áreas afetadas – mas tem uma possibilidade maior de rejeição e pós-cirúrgico delicado –, e transplante capilar, técnica mais segura, simples e mais comum no Brasil.

Como acabar com a queda de cabelo masculino: FUE e FUT

Por ser um método ainda delicado e pouco utilizado, o implante capilar masculino tem um custo bastante alto e, para os mais perfeccionistas, o material utilizado, embora seja parecidíssimo, não é idêntico ao cabelo natural. Por tal razão, o transplante capilar é o procedimento mais recomendado no país, já que dá bastante naturalidade ao resultado.

Este tratamento para calvície masculina consiste em transplantar fios do próprio doador nas regiões afetadas pela calvície. É feita uma avaliação para verificar a área que pode oferecer fios mais saudáveis – geralmente, é retirado da parte lateral da cabeça (nos casos mais brandos), mas pode ser escolhida a barba – e, assim, são retiradas algumas unidades capilares. Há duas formas de extraí-las: por FUT ou FUE.

Na técnica FUT, é feito um pequeno corte linear a fim de tirar uma faixa de couro cabeludo sem os genes da calvície para só então selecionar as unidades foliculares a serem introduzidas na área. Esse processo implica em um pós-operatório mais demorado e cuidados maiores com a área doadora que, depois de cicatrizada, terá uma pequena marca. No FUE, embora seja mais trabalhoso, as unidades são retiradas uma a uma e, como resultado, a recuperação é mais rápida, tranquila e com cicatrizes imperceptíveis.

Como combater a calvície: tratamento é na clínica do Dr. Fabrício!

A maior preocupação no momento de decidir fazer a cirurgia é encontrar uma clínica de confiança. Mesmo sendo uma operação simples, é necessário que se tenha uma estrutura adequada e um profissional sério e de qualidade. Por isso, a Clínica do Dr. Fabrício Ribeiro é o lugar perfeito para você realizar seu implante de cabelo masculino, pois, aqui, você faz seu procedimento cirúrgico com segurança, conforto e com total tranquilidade, além de recuperar a sua autoestima!

Aqui, na Clínica Dr. Fabrício Ribeiro, você tem atendimento personalizado e exclusivo: é possível fazer uma avaliação online ou agendar uma consulta em nosso espaço. Desse modo, você poderá resgatar sua autoconfiança com cabelos mais fortes, saudáveis e, o mais importante, longe da calvície.