AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !
Avaliação Online Transplante FUE
FALE COM O DR. FABRÍCIO

Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

Tratamento Capilar

A queixa sobre a queda de cabelo e a rarefação dos fios é algo cada vez mais comum entre homens e mulheres na fase adulta, e a dúvida sobre o que é bom para queda de cabelo é frequentemente feita nos consultórios médicos. Felizmente, existe uma série de tratamentos que ajudam a inibir o problema e a reparar as áreas afetadas pela queda, como o tratamento capilar realizado por meio de medicações e o transplante capilar.

Confira algumas das causas da queda de cabelo e conheça os principais tratamentos!

Tratamento capilar: quais as principais causas da queda de cabelo?

Existem diversos fatores que podem resultar em queda de cabelo. Entre eles, os principais são estresse, alimentação inadequada, tração exagerada dos fios (principalmente para quem usa penteados como rabos de cavalo e tranças), desequilíbrios hormonais, herança genética, uso de medicamentos, danos causados por pranchas alisadoras e secadores, doenças específicas do couro cabeludo, anemia, doenças autoimunes e outras enfermidades. Tudo isso acaba levando muitas pessoas a procurarem por um tratamento para cabelos.

Algumas das disfunções que resultam na queda de cabelo, além da calvície (alopecia androgenética), são:
– Eflúvio telógeno, que altera a distribuição dos fios em seu ciclo de vida e faz com que grande parte deles atinja o período de queda mais rapidamente.
– Alopecia areata, em que o próprio organismo do indivíduo, em um processo autoimune, destrói os folículos pilosos.
– Tricotilomania, que se caracteriza como uma compulsão do paciente por arrancar os cabelos e pelos de outras partes do corpo, como sobrancelhas e barba.
– Alopecia por tração, que lesiona a haste do cabelo, dependendo da forma como ele é preso.
– Alopecia cicatricial, que ocasiona a destruição completa dos folículos.

Queda de cabelo: como prevenir?

Existem casos, como os de origem genética ou hormonal, em que não existe possibilidade de prevenção para a queda de cabelo, já que raramente é possível prever se ela ocorrerá e quando isso acontecerá. Esse é o caso da calvície feminina e da calvície masculina, por exemplo, que ocorrem devido à predisposição genética dos indivíduos. Para essas situações, um tratamento de cabelo se faz necessário.

Por outro lado, em casos de queda ocasionada por fatores como carência de vitaminas no organismo, falta de uma alimentação balanceada, estresse, problemas na tireoide ou outros problemas hormonais, existe a possibilidade de detectar essas causas antecipadamente por meio de exames de rotina. Dessa forma, é possível tratar o problema logo no início, minimizando-o com o tratamento capilar mais apropriado ou até mesmo evitando que a queda de cabelo ocorra.

Em qualquer uma das situações, antes de iniciar algum tratamento para cabelos, é importante consultar um médico especialista. Ele poderá analisar o problema corretamente e indicar a melhor forma de agir.

Tratamento capilar com fármacos

Para as disfunções em que o tratamento capilar com fármacos é indicado, existem alguns medicamentos amplamente conhecidos e comumente utilizados.

O Minoxidil é um medicamento tópico, vasodilatador, indicado para uso local. Sua função é bloquear os derivados da testosterona, por isso, é bastante utilizado no tratamento da calvície masculina. Entretanto, para o tratamento em mulheres, é importante tomar alguns cuidados, já que ele pode causar efeitos colaterais como o surgimento de barba e mais pelos nos braços e nas pernas.

Um medicamento que apresenta bons resultados no tratamento capilar feminino é a Flutamida, que age nos receptores androgênicos das células e reduz o efeito da testosterona e da di-hidrotestosterona, responsáveis pela alopecia androgenética. Para os homens, o uso da Flutamida não é recomendado.

Outro fármaco bastante indicado pelos médicos especialistas é a Finasterida, que pode ser utilizada isoladamente ou em conjunto com o Minoxidil tópico. Seu uso é contraindicado para mulheres em idade fértil, já que pode causar a feminização de fetos do sexo masculino, caso seja ingerida durante a gravidez.

O uso de qualquer um desses medicamentos sem prescrição médica não é indicado, já que eles podem causar efeitos colaterais. O ideal é que você seja avaliado por um especialista e faça um acompanhamento durante todo o seu tratamento capilar.

Tratamento capilar com FUE

A queda de cabelo também pode ser tratada por meio de transplante capilar, um procedimento que retira fios de áreas que não tenham sido afetadas para transplantá-los nas áreas calvas. Para isso, existem duas técnicas possíveis: FUE e FUT.

FUE é um tratamento capilar cirúrgico que oferece um resultado bastante natural, já que as unidades foliculares são retiradas uma a uma da área doadora. Além disso, o instrumento que realiza a retirada dos folículos capilares é menor do que um milímetro, resultando em cicatrizes imperceptíveis e diminuindo os desconfortos do pós-operatório.

Tratamento capilar com FUT

Outro método de transplante capilar é o FUT, que se caracteriza por retirar uma faixa de couro cabeludo das laterais e da parte posterior da cabeça, para utilizar os folículos capilares que não foram atingidos pela queda de cabelo. Essa técnica é mais rápida do que a FUE e tem um custo menor, mas é realizada com sutura, por isso, deixa uma cicatriz linear no couro cabeludo. Além disso, sua recuperação tende a ser um pouco mais dolorida do que a da técnica FUE.

Tanto com a técnica FUE quanto com a técnica FUT, o tempo que os novos fios levam para crescer é de quatro meses após o procedimento cirúrgico. O resultado desse tipo de tratamento para cabelos pode ser observado 12 meses após o transplante.

Para decidir qual é a melhor técnica de transplante para você, é importante que passe por uma avaliação com o seu médico. Ele poderá lhe orientar sobre todos os detalhes e indicar o melhor procedimento para o seu caso.

Tratamento para cabelos: tenha todo o suporte necessário na Clínica do Dr. Fabrício

Na Clínica do Dr. Fabrício Ribeiro você tem acesso aos melhores tratamentos para queda de cabelo e conta com uma equipe de profissionais altamente especializados.

A clínica oferece infraestrutura completa e todo o suporte de que você precisa, tanto para procedimentos cirúrgicos quanto para tratamentos clínicos.

Realize o seu diagnóstico online e agende uma consulta! Aqui você faz o seu tratamento capilar com todo conforto e segurança!

 

 

Ficou com dúvidas sobre Tratamento Capilar? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro: